A importancia do magnésio
Grande parte dos habitantes dos países
ocidentais apresentam deficiências de magnésio, apesar da
disponibilidade do mesmo em muitos produtos alimentares.
Um estudo recente, realizado no MIT,
Estados Unidos, revela que pessoas com deficiência de magnésio podem
estar a perder mais que aquilo que se lembram.
Constou-se que o magnésio é um mineral
essencial para o bom funcionamento da memória. A falta de magnésio pode
mesmo afetar o normal desenvolvimento dos neurónios sobretudo em
crianças mesmo aparentemente saudaveis.
Magnésio e suplementos
PEste estudo está publicado na revista
Neuron. Este estudo prolongou-se por 5 anos e descobriu-se um
composto de magnésio sintético benéfico para todas as idades que além de
melhorar a memória ainda retarda a perda da mesma nas pessoas com essa
tendência.
Esse suplemento é sintético e tem o
nome de MgT (magnésio-L-teronato). A capacidade deste composto em
atravessar as pareds dos vasos sanguineos faz toda a diferença. Além
disso ele inibe o fluxo de cálcio nos neuronios.
Suplementos com magnésio e dietas.
No estudo feito com ratos, revelou o
aumento de ligações de neuronios (sinapses), melhoria nas conexões das
terminações dos neuronios assim como melhor condução eletrica dos
impulsos entre os lobos do cerebro.
Suplementos de magnésio atuais à
venda no mercado teem os dias contados
Inna Slutsky, mostrou satisfação com as
provas evidentes dos resultados obtidos e informou que ficou também
demonstrado que os atuais suplementos de magnésio vendidos, não
funcionam porque não conseguem entrar no cérebro.
Alimentos ricos em teor de magnésio
para melhorar a memória.
Como o novo composto vai demorar algum
tempo a ser comercializado, a melhor solução por enquanto para obter
magnésio está na alimentação comendo comendo tudo que seja alimentos de
folhas verdes, brócolos / brocolis, castanha de caju, fruta, amendoas e
também ginko biloba.
O efeito com pessoas de memória fraca
e/ou lapso momentaneo ou mesmo amnésia não é imediato. Sempre demora
algum tempo dependendo do grau da doença cognitiva, mas as melhoras são
garantidas.
Recuperação total em casos avançados, não está fora de
questão, no entanto como já foi dito as melhoras dia após dia são bem
visiveis e as perdas de memória que veem com o passar dos anos são
consideravelmente retardadas.
Uma outra pesquisa revelou que uma
dormidinha depois do almoço ( não mais de 1 hora), é também muito
benéfica para descarregar os neurónios, tornado a tarde de trabalho bem
mais produtiva e com capacidade de aprendizagem bem mais favorecida.
Assunto relacionado: Efeitos
benéficos do
resveratrol na diabetes. /
Diabeticos tipo 1
Esta página foi publicada em 3 de março de
2010 |