Como cozinhar tremoços – Receita de tremoço

Tremoços cozidosPrimeiro inchar / embuchar os tremoços secos durante 12 horas, colocando os mesmos dentro dum recipiente com 3 vezes mais litros água que litros de tremoços.

Podemos então cozinhar os tremoços. Colocar um pouco de sal, também é aconselhado.

Numa panela de pressão demora entre 40 a 60 minutos.

Numa panela com fogueira de lenha entre 2 a 3 horas para ficarem bem cozinhados e macios.

O tempo de cozedura, é bastante influenciado pela idade do tremoço. Quanto mais recente tiver sido a colheita, menos tempo demora. Quando já velho e muito seco, é necessário mais tempo para ficar cozido.

Ter em atenção que o tremoço fica muito amargo depois de cozido.
Para retirar o amargo devemos  submergir os tremoços dentro de muita água durante 2 dias no minimo, mudando a água mais de 6 vezes ao dia.

Quanto mais água melhor. Nas zonas do interior, onde exista um ribeiro ou riacho com água corrente, será o ideal para tirar o amargo.

Nessa situação, podemos colocar os tremoços dentro dum saco de sisal ou outro tecido que permita a água circular abundantemente sem os tremoços saírem pelos intervalos do tecido.

Com água sempre a correr, ficam prontinhos e saborosos em 12 horas.

Pode acontecer existirem sanguessugas dentro do saco dos tremoços desamargados na água dum ribeiro.

Não precisa ficar apavorado. É normal e não tem qualquer inconveniente ou perigo para a nossa saúde.
Por uma razão qualquer as sanguessugas se aninham dentro dos sacos com tremoços.

Dica muito útil:
1 – Para os tremoços ficarem mais macios e conservarem a pele amarelinha, colocar uma pitada de bicabornato de sódio 10 minutos antes de apagar o fogo.

2 – Do ponto de vista económico / financeiro, só justifica cozinhar tremoços em grandes quantidades para comercializar e de preferência recorrendo a métodos mais tradicionais.

planta que dá tremoços tremoceiro em florOu seja cozinhá-los em grandes panelas de ferro com fogueira de lenha dos bosques ou pinhais e tirar o amargo num rio de água corrente.

Cozinhar tremoços em casas ou apartamentos modernos recorrendo a gás e água encanada (Brasil), canalizada (Portugal), fica extremamente dispendioso e só com muito gasto de água se consegue retirar o amargo na totalidade.

Bons petiscos / tira gosto.

Tremoço benefícios

De preferência comer também a casca. O seu intestino vai agradecer a limpeza.

Além do benefício da limpeza e descongestionamento intestinal, evita prisão de ventre.

Tremoço e diabetes

Pode ser consumido sem qualquer receio por pessoas com diabetes. Veja: Propriedades do tremoço.

Propriedades do tremoço

É um  cereal muito rico em fibras, em especial a casca do tremoço e praticamente isento de calorias, por isso pode comer quanto quiser que não engorda, nem vai ter problemas com colesterol.

Receitas com tremoço

Tremoços são servidos frios ou a temperatura ambiente com umas pedrinhas de sal grosso. Esta é a única receita com tremoços.
Acompanhar com uma cervejinha gelada ou vinho frio.
Cai bem em encontros entre amigos para deitar conversa fora, assim à tardinha, mais ou menos no meio termo entre o almoço e o jantar.